A grande importância da tecnologias em todas as esferas da vida social traz conseqüências para os processos culturais, de comunicação e educacionais, impulsionando e praticamente exigindo a integracão destas tecnologias nas escolas. Maria Luiza Belloni, em seu livro "O que é mídia-educação" além de falar da realidade da escola frente a esse processo de integração das tecnologias, apresenta contribuições importantes sobre as tendências e necessidades para esta integração.
Realidade: A escola ainda não absorveu ou absorve devagar as tecnologias e as transformações no modo de aprender de sua clientela e é penetrada e influenciada pelas regras de estilo da mídia e perdem ou diminuem seu potencial crítico. Os professores sentem-se pressionados a desenvolver atividades para as quais não se sentem preparados ou a aderir tecnologias alegremente sem nenhuma reflexão. E os alunos desenvolvem novas formas de aprender - autodidaxia.
Tendências: Atender mais alunos, por mais tempo e com mais qualidade devido à formação ao longo da vida, a mudança do papel do professor (coletivo) e do aluno (autônomo) e mediatização do processo de ensino aprendizagem.
Necessidades:

Precisamos estar preparados para esta nova realidade!!!
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