quinta-feira, 14 de junho de 2012

Reflexão sobre as mídias: Necessidades para integração das TIC nas escolas

A grande importância da tecnologias em todas as esferas da vida social traz conseqüências para os processos culturais, de comunicação e educacionais, impulsionando e praticamente exigindo a integracão destas tecnologias nas escolas. Maria Luiza Belloni, em seu livro "O que é mídia-educação" além de falar da realidade da escola frente a esse processo de integração das tecnologias, apresenta contribuições importantes sobre as tendências e necessidades para esta integração.

Realidade: A escola ainda não absorveu ou absorve devagar as tecnologias e as transformações no modo de aprender de sua clientela e é penetrada e influenciada pelas regras de estilo da mídia e perdem ou diminuem seu potencial crítico. Os professores sentem-se pressionados a desenvolver atividades para as quais não se sentem preparados ou a aderir tecnologias alegremente sem nenhuma reflexão. E os alunos desenvolvem novas formas de aprender - autodidaxia.

Tendências: Atender mais alunos, por mais tempo e com mais qualidade devido à formação ao longo da vida, a mudança do papel do professor (coletivo) e do aluno (autônomo) e mediatização do processo de ensino aprendizagem.

Necessidades:
Assegurar que não se perca as finalidades maiores da educação: formação do cidadão competente para a vida em sociedade, o que inclui a apropriação crítica e criativa de recursos técnicos à disposição da sociedade. Valorizar o mundo real dos sujeitos, considerá-los como protagonistas de sua própria história. Mudanças radicais nos modos de compreender o ensino e a didática. Redimensionar o papel do professor, que agora deve estar plenamente atualizado e em sintonia com as aspirações e modos de ser das novas gerações, possuir e desenvolver nos alunos o pensamento crítico e criativo, ir além das práticas meramente instrumentais e da visão apocalíptica - rejeitando toda e qualquer inovação, formação inicial e continuada bem como formação específica, saber trabalhar em equipe, quebrar o isolamento da sala de aula, assumir funções novas e diferenciadas, e ainda aprender a ensinar a aprender.
Precisamos estar preparados para esta nova realidade!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário